Os incêndios são mais comuns do que imaginamos e podem acontecer a qualquer momento. Estes podem causar prejuízos materiais e às vezes pessoais, dependendo do tamanho e proporção que atingem. Sabemos que a prevenção de incêndios é a melhor escolha para evitar maiores transtornos.
São inúmeras as situações capazes de provocar incêndios em casas ou empresas: descargas elétricas, sobrecarga nas instalações, entre outros. É frequente surgirem distrações e falhas humanas que podem levar a um incêndio.
Aumente a proteção da sua casa ou empresa contra incêndios com a ajuda da Securitas Direct.
Ponha em prática em sua casa algumas dicas de prevenção de incêndios:
1. Faça periodicamente inspeções ao sistema elétrico, ar condicionado e gás da sua casa ou empresa com regularidade.
2. Fique na cozinha enquanto estiver a utilizar o fogão. Sempre que sair da cozinha, mesmo que por um curto período de tempo, ou acabar de cozinhar desligue o forno ou os bicos do fogão. Esta simples ação poderá impedir uma das causas mais comuns de incêndios domésticos. Enquanto está a cozinhar não se distraia.
3. Tenha muita atenção às extensões elétricas, evite o risco de sobrecarga e curto-circuito. Se tiver necessidade de ligar um aparelho a uma extensão, verifique se a extensão elétrica é de alta qualidade e se a potência é suficiente e compatível com a dos aparelhos.
4. Verifique o ar condicionado da sua casa ou empresa. Faça inspeções e limpezas periódicas, evitará um curto-circuito e economiza na conta da luz. Nunca use extensões elétricas para o ar condicionado portátil.
5. Mantenha os seus eletrodomésticos e fogões limpos. Tenha especial atenção à acumulação de gordura. Mude periodicamente o filtro do exaustor. Nunca ligue o micro-ondas vazio, nem coloque papel de alumínio ou recipientes de metal nele. Desligue as tomadas dos eletrodomésticos depois de serem usados e respeite as suas normas de utilização.
6. Tenha muita atenção aos aquecedores e velas. Use-os somente em superfícies planas e sólidas, nunca os pouse em locais onde possam cair. Coloque sempre os materiais inflamáveis a uma distância de segurança de pelo menos 1 metro. Afaste os aquecedores dos móveis. Não é recomendado usar extensões elétricas para os aquecedores. Não seque roupa em cima deles. Não abandone velas acesas e certifique-se que ficam bem apagadas.
7. Mantenha a lareira limpa e de acordo com as regras de segurança. Efetue inspeções periódicas, limpe a chaminé antes de usar uma vez por ano e não permita que a fuligem se acumule. Não use líquidos inflamáveis para acender a lareira. Proteja a lareira da projeção de partículas incandescentes com uma porta de vidro à prova de fogo. Não sobrecarregue a lareira.
8. Armazene produtos inflamáveis longe de fontes de calor. Guarde os líquidos inflamáveis em recipientes fechados e coloque-os em locais ventilados. Não guarde panos encharcados com diluentes ou óleos, podem iniciar um fogo espontaneamente. Proibir que se fume numa área onde existam produtos inflamáveis e combustíveis.
9. Tenha atenção às decorações de festas e árvores de Natal.Verifique, no momento da compra, a qualidade das luzes de Natal. Recomenda-se assegurar que a capacidade e a resistência elétrica sejam compatíveis, de forma a evitar curto-circuitos. No exterior das habitações ou edifícios use apenas decoração indicada para o uso externo. Desligue as decorações quando não estiverem em uso.
10. Se sentir o cheiro a gás, feche imediatamente as válvulas de segurança, abra as portas e janelas e saia de casa. Não ligue aparelhos elétricos e não faça qualquer tipo de faísca ou chama, pode provocar uma explosão.
11. Não guarde botijas de gás em casa, caves ou perto de fontes de calor. Armazene as botijas no exterior da habitação.
12. Limpe regularmente o telhado da sua casa. Os telhados durante o ano acumulam folhas secas e erva que são facilmente inflamáveis.
13. Evite o acúmulo de materiais facilmente inflamáveis como papel, madeira, tintas e plásticos. Mantenha a sua casa ou empresa limpa e fora de perigo.
14. Desligue sempre o ferro de passar a roupa depois de o usar. Nunca deixe o ferro sem vigilância. Tenha cuidado para não encostar o ferro ao cabo elétrico ou à tomada. Substitua o cabo se apresentar sinais de desgaste, evite um curto-circuito.
15. Instale um dispositivo de segurança contra incêndios. Que dispare um alerta em caso de fumo nos locais que está a proteger, antes de um incêndio. Conheça o nosso sensor de fumos do alarme Securitas Direct.
16. Tenha sempre à mão um extintor de incêndios. Aprenda a usá-lo e faça uma revisão periódica. Confira se os extintores contra incêndio da sua residência estão na validade e em boas condições de uso. Não esqueça que existem diferentes tipos de extintores, um para cada tipo de incêndio (por exemplo, o extintor de pó químico é indicado para incêndios de classe B, causados por líquidos inflamáveis).
Deste modo, está a agir em conformidade com as medidas de prevenção de incêndios, protegendo a sua casa.
Conheça aqui outras dicas de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua proteção e da sua família.