Sistemas de Alarme: com ou sem fios
Hoje em dia existe uma grande variedade de alarmes no mercado, do mais simples ao mais complexo. Os sistemas de alarme mais simples podem ser instalados por qualquer pessoa, enquanto os mais complexos são fornecidos por empresas especializadas. Em termos gerais, podem ser divididos em 2 grupos: os que estão ligados a uma central e os que funcionam em modo local.
Os sistemas de alarme que estão ligados a uma central receptora de alarmes, transmitem sinal através de GSM ou de linha telefónica. Quando há um disparo do alarme é verificada a veracidade do mesmo por operadores especializados, que comunicarão com a polícia caso seja necessário.
Por outro lado, os alarmes que funcionam em modo local, mais conhecidos por alarmes de sirene, não têm comunicação e nenhuma central. Quando estes sistemas de alarme detectam uma presença, a sirene é activada na casa/empresa. Alguns equipamentos enviam ao proprietário a verificação da situação e o consequente accionamento dos meios necessários.
Tipos de sistemas de alarme – exemplos:
- Sistemas de alarmeAlarmes sem fios
Se pretende instalar um alarme mas tem dúvidas se deve optar por um sistema de alarme com ou sem fios, conheça as características dos alarmes sem fios para avaliar se esta será a melhor opção para si.
- Sistemas de alarmeSensores de movimento
Também denominados detectores volumétricos via rádio, os sensores de movimento detectam variações de temperatura. Conheça-os melhor aqui.
- Sistemas de alarmeDetetores de fumo
Os detetores de fumo são poderosos aliados em caso de incêndio, visto que possibilitam agir atempadamente de modo a minimizar danos maiores. Saiba aqui como funcionam estes sistemas de alarme.
- Sistemas de alarmeAlarmes de intrusão para portas e janelas
Os alarmes de intrusão são sistemas de alarme eficazes para detectar qualquer tentativa de intrusão na sua casa ou empresa. Logo que o sistema anti- intrusão detecte a presença de intrusos, o proprietário será alertado.