Conheça algumas técnicas usadas e proteja-se
Ao longo dos anos, os assaltos e as técnicas usadas pelos assaltantes têm vindo a ser estudados. Estes estudos permitiram detectar padrões de assaltos que possibilitam a prevenção e a actuação atempada para evitar que qualquer tentativa seja bem sucedida.
Conhecer alguns comportamentos adoptados frequentemente em assaltos pode alertá-lo para determinadas situações e contribuir para a sua segurança.
Técnicas habituais usadas em assaltos:
• Um invasor tem por norma mais relutância em entrar em residências bem iluminadas. Saiba que medidas de segurança pode adoptar relativamente à iluminação da sua casa.
• A maneira mais comum que os assaltantes utilizam para forçar a entrada por uma porta com portais de madeira é o pontapé.
• A maioria dos assaltos residenciais ocorre durante o dia, quando os proprietários estão no trabalho ou na escola.
• A maioria dos invasores procura objectos pequenos, de alto valor e que possam ser convertidos em dinheiro (jóias, armas, relógios, objectos antigos, notebooks, etc).
• É cada vez mais comum o uso de códigos (desenhos) que transmitem informações acerca da situação de cada casa e das rotinas dos seus habitantes (por exemplo, “as pessoas estão fora de manhã” ou “a casa tem alarme”). É importante estar atento a esses sinais. Caso repare que há algo escrito na sua porta, portão ou parede da entrada, deverá informar a polícia.
• O método da água também é bastante usado em assaltos. Consiste em deitar água por baixo da porta de entrada e levar a que os ocupantes saiam de casa. Isto porque quem se encontra no interior da residência, ao ver que há água a entrar por baixo da porta, tem o impulso imediato de abrir a porta e verificar de onde vem a água. E ao abrir a porta facilita a entrada ao assaltante. Se lhe acontecer algo semelhante, deverá aguardar algum tempo, analisar o fluxo de água e, antes de abrir a porta, certificar-se devidamente de que não se encontra ninguém no exterior. Ao contrário do que acontece com outros métodos que privilegiam as vivendas como principal alvo, neste caso, é em prédios de apartamentos que se constata a maior incidência destes casos.
• A técnica do elevador é outro método bastante utilizado em assaltos. Ao chegar a casa ou quando visita alguém, deve evitar utilizar o elevador caso no mesmo esteja alguém que desconhece. Muitos assaltantes recorrem a esta técnica, saindo consigo do elevador e forçando-o a deixá-lo entrar em sua casa. Os assaltos que ocorrem desta forma têm vindo a aumentar, não dando qualquer hipótese de fuga à vítima.
• Cada vez mais os ladrões utilizam inibidores de frequências nos seus roubos para entrarem nas casas sem serem detetados. O inibidor de frequências bloqueia as comunicações de dispositivos eletrónicos: 3G, rádio, wifi. Com o Alarme anti-inibição da Securitas Direct a tentativa de sabotagem é imediatamente detetada graças à nossa rede exclusiva ATN.
Conheça aqui outras regras de segurança que deverá ter presentes e que contribuem para a sua protecção e da sua família.